sexta-feira

Cameron vence sem maioria absoluta mas fica muito perto de Downing Street

Os conservadores de David Cameron venceram as legislativas britânicas sem obter a maioria absoluta que lhes pemitiria formar automaticamente um governo, de acordo com uma sondagem divulgada assim que as urnas fecharam.Público
Os grandes derrotados da noite foram os Liberais Democratas, liderados por Nick Clegg, que não só ficaram em terceiro lugar como deverão ficar com menos deputados do que os que têm actualmente na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico.
Segundo a sondagem da BBC, Sky News e ITV, cujos valores foram ajustados depois das 23h00, os conservadores conseguiram 305 assentos parlamentares (abaixo dos 326 que lhes dariam a maioria absoluta num total de 650 deputados). O Partido Trabalhista de Gordon Brown surge em segundo lugar, elegendo 255 deputados, e os Liberais Democratas ficam com 61 assentos nos Comuns.
Brown poderá tentar formar governo
Apesar de ter ficado em segundo lugar, o primeiro-ministro Gordon Brown poderá optar por tentar formar um governo de coligação com os Liberais Democratas, já o resultado conjunto dos dois partidos teriam mais deputados eleitos do que os conservadores.
Por esclarecer também está a hipótese de David Cameron construir uma maioria absoluta aliando-se com pequenos partidos da Irlanda do Norte, da Escócia ou do País de Gales.
Os primeiros resultados oficiais só deverão começar a ser conhecidos a conta-gotas ao longo da noite, sendo que os resultados totais e definitivos só são esperados amanhã a meio do dia.
Obs: Dê-se um voto de confiança ao trabalhista G. Brown, já que partiram dele as melhores ideias para resolver a crise financeira global que teve epicentro na alta finança norte-americana e contagiou a Europa. Obama nunca teria os resultados que obteve em tão curto tempo na limitação aos estragos resultantes das contabilidades criativas se não fossem as boas ideias de Brown para estabilizar o sector financeiro internacional.

Etiquetas: , ,