quinta-feira

Politólogo António Costa Pinto aprova regulamentação da actividade dos lóbistas

Politólogo António Costa Pinto aprova regulamentação da actividade dos lóbistas.
TSF.
O politólogo António Costa Pinto disse, esta quinta-feira, que aprova a intenção do Governo de regulamentar a actividade dos lóbistas. Apesar de entender que não resolve tudo, o especialista não tem dúvidas de que a democracia fica a ganhar com essa medida.
No programa do Governo está prevista a regulamentação dos lóbis, grupos de pressão que defendem interesses de um grupo profissional ou de uma região.
O politólogo António Costa Pinto considera, em declarações à TSF, que a intenção do Executivo visa «regularizar uma actividade que passa a ser clara».
«Ou seja, eu trabalho para defender os interesses da indústria química, de uma região especifica ou outro tipo de interesses particulares, que são assumidos legalmente», clarificou.
António Costa Pinto sublinhou que o Governo pretende assim «legalizar algo que em qualquer regime político, democracia ou ditatdura, existe muitas vezes fora da esfera da opinião pública e da legalidade».
O politólogo recordou ainda que no Estado Novo Portugal foi dos primeiros países a contratar uma agência lóbista norte-americana para defender, junto da Casa Branca, os interesses da ditadura durante a guerra colonial.
Obs: Apoie-se esta iniciativa de transparência da vida pública nacional. A ser assim, americaniza-se parte do sistema social, político e económico em Portugal.