sexta-feira

Possibilidade de maioria absoluta para António Costa em Lisboa. Obama nobilizou-se

O socialista António Costa será o próximo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, enquanto o social-democrata Rui Rio garante a reeleição para a Câmara Municipal do Porto. Estes são os dados da sondagem realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica para a RTP, Antena 1, JN e DN.
A sondagem realizada entre os dias 3 e 6 de Outubro dá a vitória a António Costa em Lisboa com 45% dos votos, contra 33% da coligação que apoia Santana Lopes. Quanto aos restantes candidatos a CDU, com o cabeça de lista Ruben de Carvalho, chega aos 9% e o BE, tendo como candidato Luís Fazenda, atinge os 8%.
Com estes resultados António Costa pode mesmo chegar à maioria absoluta, enquanto Santana Lopes, mesmo liderando uma coligação entre PSD, CDS, MPT e PPM, acaba por não ser uma ameaça à eleição do socialista. (...)
Ficha técnica da sondagem para Lisboa:
Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica (CESOP) para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias entre os dias 3 e 6 de Outubro de 2009. O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes no concelho de Lisboa. Foram obtidos 2221 inquéritos válidos, sendo que 58% dos inquiridos eram do sexo feminino. As intenções de voto foram recolhidas através de simulação em urna.
A taxa de resposta foi de 49%.* A margem de erro máxima associada a uma amostra aleatória de 2221 inquiridos é de 2,1%, com um nível de confiança de 95%.
Obs: A capital, assim como o conjunto do país, irão passar uma fase de turbulência em matéria de governabilidade - agravada com as maiorias relativas que concedem às oposições um papel de resistência paralisante que entrava a realização das reformas e adia o desenvolvimento das principais políticas públicas municipais. Foi precisamente esta recorrente chantagem político-partidária feita pelo PSD na Assembleia Municipal de Lisboa - a coberto dessa maioria fantoche que resulta duma lei eleitoral caduca e prejudicial ao normal funcionamento da democracia local - que hoje se pretende evitar votando esmagadoramente em António Costa e no seu Programa de Governo para a Cidade UnirLisboa.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
OBAMA É UM PRECOCE, AINDA NÃO COMPLETOU UM ANO DE MANDATO E JÁ SE NOBILIZOU. POR UM LADO, É UM INSPIRADOR DAS BOAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS, MAS TUDO AINDA ASSENTA EM DECLARAÇÕES DE INTENÇÕES, COM ESCASSOS RESULTADOS NO TERRENO. MAS, PELOS VISTOS, OBAMA RAPIDAMENTE CONVENCEU OS MEMBROS DO JÚRI DO PRÉMIO A. NOBEL.

Obama galardoado com o Prémio Nobel da Paz, TSF O presidente norte-americano foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz, anunciou o Comité Nobel norueguês. Este comité lembrou os «esforços extraordinários para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre povos» de Barack Obama.

Obs: Pergunte-se a Obama quando passa por Lisboa para partilhar as receitas para tão rápidos resultados.