Pergunte-se a Marcelo se Ferreira leite é uma cara nova...
O social-democrata Marcelo Rebelo de Sousa entende que o PSD vai ter de se renovar e que depois do triunfo nas eleições europeias terá de apresentar propostas alternativas às do Governo.
No seu comentário semanal na RTP, o ex-presidente do PSD disse que o seu partido tem de deixar de estar na linha da crítica e de ser a «contestação ao PS», tendo agora de se «apresentar como partido alternativo do Governo».
«Até agora apresentou algumas, poucas propostas pontualmente para contrapor às do PS. Agora tem de apresentar o seu projecto de Governo. Portanto, nesse sentido, certamente apresentará mais tarde, mas é uma mudança qualitativa apreciável», explicou.
Sobre a renovação do grupo parlamentar do partido, Marcelo explicou que é preciso saber quais são «os nomes, para utilizar a expressão de Pacheco Pereira, porque vai tendo um papel importante na estratégia do partido e continua a ter».
«Isto tem duas leituras: por um lado não fiquem lá vários dos que vieram do tempo de Santana Lopes e, em segundo lugar, haver gente nova, quem são as caras novas, quer em termos de parlamento, quer em termos de governo, que na altura devida Manuela Ferreira apresentará ao país», acrescentou o comentador, ao se referir a uma crónica de Pacheco Pereira.
Marcelo Rebelo de Sousa falou ainda sobre o facto de o PSD ir votar ao lado do CDS-PP na moção de censura que os democratas-cristãos vão apresentar ao Governo na quarta-feira, tendo considerado que este é um erro por parte dos sociais-democratas.
Para o comentador, a opção certa seria a abstenção, uma vez que «não se brinca às moções de censura», muito embora seja complicado explicar ao eleitorado porque não se vota a favor de uma moção de censura, após o PSD ter criticado tanto o Executivo.
Obs: Pergunte-se a Marcelo se a srª Ferreira leite é uma cara nova ou carece de renovação no próximo congresso extraordinário na sequência da próxima derrota das eleições legislativas no Verão, ou se é Marcelo quem se acha a personificar essa nova cara que irá a eleições contra Sócrates...
Seja como for, Marcelo tem razão relativamente à moção de censura ridícula motorizada por Rangel na noite das eleições europeias, tal a euforia rangeliana que julga que por ter metido mais um eurodeputado do que o PS (com 63% de abstenção) tem as legislativas "no papo". Ora, não tem. No papo está Ferreira leite, resta saber se no esófago de Rangel - que arrepia caminho e se abalança para as legislativas, ou no papo de Pedro Passos Coelho, o famoso jovem mais idoso do PSD que já aguarda por uma promoção desde a década de 80 do séc. XX. A morte política de Leite e o destacamento de Rangel para a Europa poderá abrir caminho a Marcelo para mais um mergulho no rio Tejo, desta vez para perder as legislativas para Sócrates. Com uma particularidade, desta vez Marcelo mergulha do topo da estrutura mais alta da Ponte 25 de Abril, perdão, da ponte de Salazar...
<< Home