sábado

O "veneno" de Menezes a Ferreira Leite: Meneses quer dar-lhe um chuto para a Europa

Menezes acredita que Ferreira Leite pode ser cabeça-de-lista às europeias, in TSF

Luís Filipe Menezes acredita que Manuela Ferreira Leite poderá ser cabeça-de-lista do PSD às eleições europeias. À TSF, o ex-líder social-democrata disse ainda que até concorda com esta hipótese que envolveria a escolha de um novo candidato a primeiro-ministro.

Luís Filipe Menezes acredita que a líder do PSD poderá vir a encabeçar a lista do partido às eleições europeias, uma conclusão que tira dos cartazes colocados pelos sociais-democratas com a fotografia de Manuela Ferreira Leite.(...)

Obs: Esta imagem circula na net, não visa ofender ninguém, naturalmente, mas dá uma imagem de "família-política alargada" tão junta quanto fragmentada.

Apenas a inscrevo porque encerra uma narrativa política verdadeiramente dramática na vida do PSD desde que Durão emigrou para Bruxelas e deixou o governo e o partido à deriva.

Cinco anos volvidos, os indicadores de credibilidade do PSd são os piores de sempre: baixa intenção de voto, não afirmação da actual direcção de gestão, fuga de quadros, ausência de planeamento e de prospectiva política, o famoso IPSD tornou-se numa espécie de esquadra de polícia abandonada e com as instalações a ruir, os ajudantes da Manela ainda conseguem ser piores do que ela (o que é difícil) e, como se tudo não bastasse, a guerra civil no PSD vai-se manifestando com comunicados pontuais de um líder tribal do psd-Norte, Meneses, que ainda está traumatizado com o que lhe sucedeu ao tempo da sua gestão de transição - negociada com Santana (no Parlamento) que culminou na literal expulsão de Marques Mendes do partido. Agora na calha para cabeça de cartaz para as Europeias...

Provavelmente, Meneses tem "razão": ele ainda julga que com a Manela na Europa ele ainda assume a liderança do psd e disputa as legislativas com Sócrates. É um sonhador...

Ora, nem a Manela vai para a Europa (também ninguém lá a desejaria) nem Meneses sai de V.N. de Gaia. De modo que o filme do psd continua como se fosse uma manhosa novela sul-americana que só pára quando acabar o orçamento para comprar mais folhetins.

Confesso, que com uma realidade triste assim já não há imagens para traduzir tanto desalento e infelicidade política num partido que costumava ter vocação de poder.

Neste quadro político delicado, será desejável que o PS consiga obter a maioria absoluta em nome dum valor essencial: estabilidade governativa.