terça-feira

Lisboa: Petição para convergência nas eleições autárquicas

António Cotrim / Lusa
Paulo Fidalgo, Raul Solnado, Isabel do Carmo e Ana Benavente foram algumas das figuras a lançar petição
Esquerda une-se para evitar vitória da Direita
Nomes como Raul Solnado, Isabel do Carmo, José Sá Fernandes, Ana Benavente ou Paulo Sucena reuniram-se ontem em Lisboa para lançar um apelo às forças de Esquerda, leia-se partidos, movimentos e associações, para uma convergência nas eleições autárquicas. Nas próximas semanas uma petição on-line reabre o debate sobre alianças à esquerda. O objectivo é evitar que a Direita lidere o Executivo da capital.
Para a médica Isabel do Carmo "seria uma vergonha para Esquerda" que tal iniciativa não desse resultados nas eleições para a capital.
E qual o papel de Jorge Sampaio, ex-presidente da República, e do Nobel da Literatura José Saramago? Paulo Fidalgo, da Renovação Comunista, diz que não assinaram a petição, porque devem ser colocados "num plano diferente". Ou seja, contam com eles através das suas declarações de apoio.
Isabel do Carmo acrescentou que Sampaio acompanhou o processo e que está disponível para falar do assunto. Até agora são 170 personalidades ligadas ao PS, à renovação comunista, ao sindicalismo e ao BE.
No lançamento da petição, em que esteve presente o primeiro presidente de Câmara socialista pós-25 de Abril, Ribeiro Machado, os apelos foram para PCP, BE e o movimento de Helena Roseta.
Questionados pelo CM sobre um apoio ao presidente da autarquia, António Costa, Paulo Fidalgo respondeu que é "natural" que seja força mais votada a liderar, mas não se quis antecipar. Já Raul Solnado dá apoio ao autarca de Lisboa.
Obs: Digamos que entre esta mitigação das esquerdas e a caldeirada da direita do santana & companhia - deve-se apostar naquela convergência cuja referência em Lisboa é António Costa.
Santana esteve na capital e abriu um buraco (financeiro e urbanístico); sanatana esteve em S. Bento e abriu uma cratera no Governo e no País (de credibilidade e de autoridade). Só se os lisboetas forem parvos é que contribuem para abrir mais buracos através da picareta de santana & cds..
Invista-se, portanto, no António Costa que tem demonstrado conseguir fazer omeletes sem ovos - numa autarquia que nem dinheiro tinha para adquirir mais rolos de papel higiénico.
E depois é a srª Ferreira leite que instrui os seus rapazes a vetarem empréstimos na Assembleia Municipal (onde permaneceu uma maioria residual bloqueante) que impede que autarquia liquide dívidas mais prementes aos fornecedores, ou seja, metendo o garrote a pequenos e médios empresários.
Voila, a política autárquica de terra-queimada deste psd. O mesmo que apoia santana a Lisboa - após muitas dúvidas, avanços e recuos. A Manuela lá cedeu à chantagem da Distrital...
Pior do que Santana a (des)governar a capital só a Manela em S. Bento a diminuir Portugal.