sexta-feira

Carta Estratégica para a cidade de Lisboa 2010-2024. O mapa para (o futuro) de Lisboa

Nota prévia Macro: a Política é simultaneamente uma arte e uma técnica, exige inventividade e criatividade e também comporta planeamento, cálculo, projecto. É nesse contexto que o autarca da capital, António Costa (e a sua equipa) perspectivam desenvolver os pressupostos e a discussão pública da Carta Estratégica de Lisboa 2010-2024 - que condensa, como se vê abaixo, o referencial estratégico para Lisboa na próxima década.
Trata-se, pois de um documento que possibilita a governação da cidade, definindo as condições de adaptação às mudanças que vierem a ocorrer nas condições estratégicas de modernização do País - que intersecta, necessáriamente, com o planeamento estratégico da cidade de Lisboa para a próxima década. Seja ao nível do rejuvenescimento da população, no ambiente sustentável, no conceito de cidade inclusiva, na cidade inovadora e criativa, no plano das identidades ou no próprio modelo de governação para a cidade - cuja estrutura orgânica da própria autarquia tem (e deve) ser reestruturada e agilidade para, por um lado, responder mais eficazmente às solicitações e problemas colocados pelas populações, por outro, para agilizar e racionalizar o próprio processo de tomada de decisão político autárquico.
Nada melhor, portanto, do que dispôr de um mapa de navegação para responder à (incerteza) patente na crise estratégica do mundo e da Europa - a que as grndes urbes europeias não são, certamente, alheias.
Lisboa integra o grupo das sociedades abertas e competitivas, por isso é natural fazer interagir essa arte e essa técnica ao serviço das populações locais e, mais estratégicamente, visto tratar-se da capital do País, ao serviço de Portugal hoje perfeitamente integrado na União Europeia - de que depende para prosseguir esse esforço de modernização e desenvolvimento.

:::::::::::::::::::::::::::::::::
Carta Estratégica de Lisboa 2010-2024
Um compromisso para o futuro da cidade
Arrumar a Casa, pôr a Câmara a funcionar, preparar o Futuro: os três tempos definidos para este mandato.
Há seis questões estratégicas que se colocam para o futuro da cidade:
. Como recuperar, rejuvenescer e equilibrar socialmente a população?
. Como tornar Lisboa uma cidade amigável, segura e inclusiva para todos?
. Como tornar Lisboa uma cidade ambientalmente sustentável e energeticamente eficiente?
. Como transformar Lisboa numa cidade inovadora, criativa e capaz de competir num contexto global, gerando riqueza e emprego?
. Como afirmar a identidade de Lisboa, num Mundo globalizado?
. Como criar um modelo de governo eficiente, participado e financeiramente sustentado?
A Carta Estratégica de Lisboa pretende dar respostas a estas questões. Encontrar as melhores soluções para enfrentar esses desafios. Lançar as bases para o futuro da cidade.
As decisões que tomarmos hoje definirão como será Lisboa amanhã. E todos os contributos são importantes.