BE vai apresentar diplomas para regular sistema financeiro e combater corrupção
in tsf
BE vai apresentar diplomas para regular sistema financeiro e combater corrupção
O BE vai apresentar em agendamento postativo, na próxima semana, um conjunto de medidas de combate à corrupção e ao enriquecimento ilícito. Os bloquistas querem que Portugal aprove uma resolução de apoio ao fim dos “off-shores” europeus e esperam contar com o apoio de outras forças políticas.
Para combater a corrupção, o Bloco de Esquerda recupera dez medidas antigas e transforma-as em seis projectos de lei e uma resolução, que quer fazer aprovar na Assembleia da República, depois da discussão, agendada para 16 de Abril.
Encerramento dos “off-shores” da Madeira, limitação de vencimentos dos administradores de grandes empresas e impostos sobre as grandes fortunas são algumas das medidas que o partido quer fazer aprovar junto dos deputados.
A resolução visa apoiar o fim dos “off-shores” europeus, tendo em conta que, segundo o líder do partido, «a União Europeia e a Suíça» representam «75 por cento do total de todo o dinheiro do mundo depositado em “off-shores”, incluindo os “off-shores” mais criminosos».
Para aprovar a resolução e também os projectos de lei, entre os quais aquele que pressupõe o fim do sigilo bancário como uma das melhores formas de combater a corrupção, o BE conta com o apoio da pressão pública.
Francisco Louçã quer que a maioria socialista e os partidos de direita «sintam que há uma enorme maioria na sociedade portuguesa que não toleraria nunca que o segredo bancário continuasse a ser usado em Portugal, como foi até agora, para a evasão fiscal e para a fuga às responsabilidades daqueles que têm mais poder».
Entre as medidas que vai apresentar na próxima semana, o Bloco recupera o combate aos prémios para administradores, já que, segundo o líder do partido, «só no ano passado, sete gestores bancários de topo receberam 100 milhões de euros em prémios».
Assembleia República Banca BE corrupção Francisco Louçã Parlamento Partidos Política Portugal Obs: Desta é que o Al berto João da Madeira ensandece. Esperemos que estas medidas (a serem aprovadas) não atingam, paradoxalmente, nenhum autarca do BE...
<< Home