quinta-feira

Lisboa lança mega-campanha turística no Brasil

A campanha pretende mostrar uma Lisboa moderna: imagens da Torre de Belém convivem com visões futuristas da estação do Oriente.
dr.
Lisboa lança mega-campanha turística no Brasil , in Expresso
António Costa foi a São Paulo promover uma "Lisboa moderna", numa campanha de 500 mil euros que visa atrair turistas brasileiros de classe média/alta, que em 2008 foram os que mais cresceram na capital.
Conceição Antunes
A campanha pretende mostrar uma Lisboa moderna: imagens da Torre de Belém convivem com visões futuristas da estação do Oriente.
A Associação de Turismo de Lisboa (ATL) iniciou esta semana um "road show" no Brasil para promoção turística, em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Esta acção irá estender-se a várias outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Brasília, Recife e Salvador. A campanha "Lisboa Convida", que também tem o apoio da TAP, vai envolver em 2009 investimentos totais de 500 mil euros e tem como objectivo atrair turistas brasileiros, os que mais cresceram no ano passado, assegurando 400 mil dormidas nos hotéis.
"No Brasil, a Lisboa moderna é menos conhecida que a antiga", salientou António Costa, presidente da câmara de Lisboa, e também da ATL, na acção que decorreu em São Paulo, onde estiveram presentes 160 pessoas (jornalistas, entidades institucionais e ligadas à operação turística). "Desde que sou prefeito, já tive oportunidade de licenciar 11 novos hotéis, e a procura de cadeias internacionais continua crescente", enfatizou ainda António Costa em São Paulo, chamando a atenção para grandes investimentos que irão projectar Lisboa nos próximos anos, como o novo aeroporto, o comboio de alta velocidade ou o novo terminal de cruzeiros em Santa Apolónia.
A campanha da capital portuguesa no Brasil, que irá privilegiar publicidade na Internet, procura mostrar "uma Lisboa moderna, cosmopolita, mas que não esquece as suas tradições". Imagens da Torre de Belém ou de eléctricos na Baixa convivem com visões futuristas da estação do Oriente, no Parque das Nações. "Não queremos falar aqui só da Lisboa das caravelas, das ruas estreitas, das sardinhas assadas e do bacalhau, que faz parte do nosso património", sublinhou ainda Mário Machado, vice-presidente da ATL, no road show em São Paulo. "Lisboa mudou e já não é só isso, é também uma nova cidade, mais sedutora e sofisticada".
Os turistas brasileiros registaram um crescimento significativo em Lisboa em 2008, tendo gerado mais 100 mil dormidas relativamente ao ano anterior. São também os que evidenciam os gastos mais elevados, de 190 euros diários (sem contar com o custo da viagem), enquanto a despesa média dos turistas em Lisboa se situa em 136 euros diários. Este aumento deve-se à melhoria do poder de compra da classe média no Brasil, mas no final do ano as viagens de brasileiros ao exterior sofreram uma forte quebra (de 40%, segundo o ministro do Turismo do Brasil, Luis Barreto), devido à desvalorização da moeda brasileira (o real) face ao dólar e ao euro.
"O que deixa os brasileiros mais inseguros para viajar no exterior é a instabilidade do real em relação ao dólar. Mas nos momentos de crise é mais importante fazer promoção", sustenta Leonel Rossi Júnior, director dos assuntos internacionais da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), que participou no "road show" de Lisboa em São Paulo. Mas espera que 2009 seja "um ano de forte dinâmica nas viagens de brasileiros a Portugal". E adianta que a ABAV decidiu este ano realizar em Portugal o seu encontro internacional, que terá lugar em Maio. "Todos os agentes de viagens brasileiros irão promover mais Portugal", salienta o director da ABAV.
Como reflexo da crise internacional, Lisboa fechou 2008 com quebras nos resultados turísticos, cifradas em menos 4% na ocupação dos hotéis (cuja média foi de 66,1%) e menos 3% no preço por quarto disponível (o indicador RevPar, que no acumulado do ano se ficou nos 54,68 euros).. "São resultados que nos deixam preocupados, indicando que provavelmente vêm aí tempos de dificuldade, e que por isso temos de nos mexer muito e bem", considera Mário Machado. À semelhança do Brasil, a ATL também irá avançar em Espanha com outra acção extraordinária ao plano de promoção contratualizado para 2009, sendo aqui o principal foco, além de Madrid e Barcelona, as cidades mais próximas de Portugal, a distâncias passíveis de ser percorridas por automóvel.
No Brasil, esta campanha de Lisboa representa a primeira grande iniciativa organizada do lado de Portugal com o objectivo de atraír turistas. António Costa frisa que o turismo é uma prioridade para a economia da cidade, e também do país. "O Estado tem andado bastante distraído em relação a Lisboa, e a promover outras zonas", acusa o autarca. "O Algarve não é tudo, e Lisboa é um destino que gera mais movimento que o Algarve e a Madeira juntos".
Palavras-chave Lisboa, Brasil, turismo