sexta-feira

Ele apenas dá à tecla

Nota prévia: Já tinha visto blogs com imensas visitas muito áquem do valor facial do seu autor. O caso do blog de Pacheco Pereiro vale, objectivamente, menos do que ele próprio que - quando não se submete a defender a pior líder que o PSD teve em Portugal ao longo da sua "estória", até consegue alinhar uns raciocínios interessantes (no plano sociológico) de seguir, sobretudo se forem sobre o PCP - tema em que se especializou, numa área que lhe era confinante - o maoismo - depois convertido à social-democracia, moda entre alguns de nós.
Outros blogs há, à semelhança do que o Miguel Abrantes refere infra, que têm muitas visitas mas com o qual nada se aprende: pedagogia, articulação de raciocínios, análise e teoria social, densidade reflexiva, filosofia.. Nada. Aquilo é um deserto trauliteiro e neocorporativo. Nem uma piada inteligente ali desponta. Aquilo é um espaço que apenas de útil tem, como um dia sugeri por mail ao autor, as capas dos livros de filosofia política que o autor deveria ler ou (re)ler, caso não os tivesse entendido à primeira.
Não conheço o sôtor Guenote, apenas troquei uns mail com ele - e num deles, até lhe sugeri que fizesse uma reflexão (ou um esforço, caso não conseguisse reflectir) acerca do que Agostinho da Silva pensaria de toda esta situação - em que muitos dos professores se esqueceram da sua verdadeira função/missão de ensinar, em lugar de andarem por aí disfarçados de sindicalistas a tropeçar nas pedras da calçada, ou, em alternativa, no queixo do sr. Nogueira (ou nas barbas de poetas-deputados) - o eminente duplo-comissário da CGTP-In e do PCP acreditado junto dos profes, ou d'alguns deles - porque profes há que são inteligentes e percebem o "esquema em curso" e não querem cair nessa teia.
Confesso que gostei de algumas fotos que o autor tirou nas greves, até o citei, mas depois quando começei a compreender bem a filosofia e o modus operandi do "artista" - só tive de fazer uma coisa: deslinká-lo. Deve se o blog em Portugal que mais visitas corporativas acusa e que menos vale no plano da apreciação independente e objectiva das ideias e das análises (parcelares) que expende.
Hoje talvez lhe sugerisse Piaget, já que Agostinho da Silva - nada disse ao dito s^tôr - talvez passasse a teclar melhor.
Mas tenho de confessar uma coisinha: que o homem tem jeitinho para a fotografia, lá isso tem...
Ele apenas dá à tecla, in Câmara Corporativa
"A propósito deste post, Paulo Guinote escreveu na caixa de comentários: “Para ser honesto o autor do post deveria indicar que o texto não é meu e tem autor devidamente identificado.” Tem razão, pois escapou-me que o post era assinado por um outro professor.