segunda-feira

Com amigos destes: Marcelo sobre Ferreira leite. Coelho e o endireita de Alter-do-Chão

Umas vez mais as imagens falam por si: Marcelo diz que apoia Ferreira leite, mas não vai a Castelo de Vide. Enumerou as vantagens e as desvantagens da sua eleição, parecia que estava a contar azeitonas num lagar. Disse que aquelas eram superiores a estas, mas pelos jornais de Balsemão e CM lá foi dizendo que Ferreira leite não tem ambição, não consegue mobilizar o partido e até se arrogou o direito de elencar as áreas da governação que Leite deveria versar. Só faltou o jurisconsolto mandar a conta por fax. Sim, por fax, porque até 2006 o douto Marcelo ainda não usava mail.
Esta senhora chama-se Manuela Ferreira Leite, já foi ministra das Finanças de Durão, é amiga pessoal de Cavaco e vai perder todas as eleições a que se candidatar. Só ganhou a liderança do psd no Congresso de Guimarães porque os simpatisantes estavam todos ressacados da gestão post-Meneses. A sua relação com a política é como a de Santana com o futebol.

De seu nome Carlos Coelho, é eurodeputado e deu imenso jeito a Durão barroso quando a questão dos vôos da CIA transportavam criminosos de guerra do Médio Oriente para Guantanamo (na sequência da invasão do Iraque pelos EUA - de que Durão foi o mordomo-mor na Cimeira dos Azores - que depois o catapultou para a Comissão Europeia) - após pequenas escalas nos Açores. Parece que para abastecer os aparelhos e dar umas bastonadas nos passageiros, alegados terroristas, a que a srª eurodeputada - Ana Gomes - (que hoje estaria bem no BE) procurou defender dizendo tratar-se de violação de direitos humanos`em solo nacional. Ana Gomes, depois de não ter sido convidada para os Negócios Estrangeiros aquando da formação do Governo - ficou rancorosa e escudou-se na teoria dos direitos humanos dos terroristas para atacar Sócrates, os tais que mandam edifícios abaixo com centenas, milhares de pessoas inocentes lá dentro.
Carlos Coelho escudou bem Durão nessa questão dos vôos, por isso é natural que ele dê um almoço-volante (tipo "serve-serve", como diria um amigo) para explicar aos jovens que vão a Castelo de Vide como se violam princípios e valores éticos, políticos e morais para defender a imagem do actual Presidente a Comissão Europeia, o homem que o incluíu nas listas para ele ser eurodeputado. Favores com favores se pagam. É o amor em política.
De modo que a tarefa de Coelho em Bruxelas foi, de facto, proteger Durão do incómodo dos vôos da CIA. Só que Durão começou logo por violar a confiança política dos portugueses e a Constituição da República Portuguesa - ao executar a fuga para Bruxelas, deixando Portugal entregue a Santana. Mas ainda bem que assim foi, doutro modo seria mais difícil a Socas conquistar a maioria absoluta que conseguiu contra esse cromo do desporto nacional.
O que resta de tudo isto com valor é mesmo o endireita...

O Xico de Alter, como é conhecido e tem umas mãosinhas de ouro. Eu que o diga, por duas vezes. Talvez não fosse má ideia, convidar o homem para endireitar o PSD e os players que hoje colonizaram o partido sem nenhum benefício liquido para Portugal. Embora haja males que nunca se endireitam, mas há que ter esperança.

Diz o mestre Xico que aprendeu a conhecer o corpo humano montando e desmontando galinhas, imagine-se agora o que seria este homem a mexer nos ossos de "fantasmas"...