terça-feira

Fidel Castro quer ser um soldado das ideias.., espero não seja numa Universidade portuguesa...

Castro diz que, doravante, só quer ser um "soldado de ideias" e escever nos media cubanos. O Jornal Avante, órgão oficial do pcp - que o contrate...
Fidel Castro é uma velha ratasana da história política contemporânea, o seu ideal de libertação da ilha do Império capitalista e decadente que explorava e prostituía a ilha a partir de Miami, fez sentido. O que não fez sentido foi a ditadura que ele e a sua camarilha impuseram ao povo posteriormente, alinhando com Moscovo e deslocando o campo emocional dos cubanos (inicialmente nacionalista, e bem!!!) para o lado do movimento comunista internacional liderado pela então URSS - já em plena Guerra Fria com os EUA e os países do Velho Continente.
Resultado: pobreza, miséria, ressentimento, prostituição generalizada, corrupção, nepotismo, subdesenvolvimento. Hoje, Castro está velho, podre, repleto de proteses, evacua por um saco, desmaia em público, entrega o País ao irmão como se do seu quintal se tratasse, tem um pé na cova e outro no caixão, tropeça, cai, baba-se e urina-se porque se tornou incontinente (não apenas verbal), enfim, Castro tornou-se num velho rabujento que não soube envelhecer nem retirar-se a tempo da política oficial cubana, além de ter um palmarés de assassínios por delitos de opinião no seu cadastro que fará dele um alvo a abater em qual parte do mundo.
Só lhe falta borrar-se em público para depois aparecer de fraldas bé-bé-chico dizendo que se borrou sem querer, e que não era sua intenção fazê-lo fora do hospital...
Não obstante isto, Fidel Castro, com 50 anos alapado ao poder, ainda tem a lata de dizer ao mundo que, doravante, apenas pretende ser um "soldado de ideias" e fazer análise social e política nos media cubanos. Sob pena, se algum director de jornal se recusar aceitá-lo na sua arte opinativa com discursos de 6 horas, de ir parar à cadeia.
Anedóticamente, Fidel Castro faz lembrar aquele algarvio de Vila Real de Santo António (que comia para dentro da gaveta) que recortou um anúncio de jornal em que a TAP recrutava pilotos comerciais. O tipo leu o anúnciou e no dia seguinte apresentou-se na TAP para a respectiva entrevista...
E disse ao director que assegurava a entrevista para pilotos comerciais: "Eu vim cá só dizer que não contem comigo"...
Eis o que me fizeram lembrar as lamentáveis declarações do velho e podre lagarto de Havana que contribuíu para libertar a ilha do jugo norte-americano, mas também foi o principal responsável pelo seu subdesenvolvimento, pobreza e miséria por que o seu povo passa neste último meio século.
Espero, como referi noutro post, que a história julgue este ditador com uma mancha de crude sobre o coração doce de um povo humilde, pacato, obediente e, com o tempo, subserviente.
Eis o legado do velho barbudo que parece nada ter aprendido com a história e já deve dezenas de anos à terra.