segunda-feira

Atentado contra Ramos Horta e Xanana Gusmão

Ramos-Horta ferido a tiro Ataque na casa do Presidente de Timor-Leste deixa Major Reinado morto. O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, foi hoje alvejado durante um ataque à sua casa por homens armados, disse fonte da presidência. O major fugitivo Alfredo Reinado terá sido morto na emboscada.
SIC
Presidente do Timor Leste, Nobel da Paz Ramos-Horta é ferido a tiros em ataque José Ramos-Horta recebeu o prêmio em 1996 por sua luta pela independência do país.
Timor Leste criará condecoração 'Sérgio Vieira de Mello'
O presidente do Timor Leste e ganhador do prêmio Nobel da Paz José Ramos-Horta foi ferido em um ataque em sua própria casa, na capital Díli, na manhã desta segunda-feira (horário local), segundo um representante do exército timorense ouvido pela agência de notícias Associated Press. Ainda não há detalhes sobre suas condições de saúde. O ataque a tiros ocorreu logo antes do amanhecer, de acordo com o major Domingos da Câmara. Segundo informações da rede britânica BBC, o presidente levou um tiro no estômago.
Pelo menos um guarda morreu, assim como um soldado rebelde que era procurado por acusação de assassinato desde a onda de violência que tomou conta do país em 2006.
Ramos-Horta recebeu o Nobel da Paz em 2006 ao lado do conterrâneo Bispo Carlos Belo, por liderar um movimento de não-violência contra a ocupação indonésia no país.
Obs: Confesso que a 1ª coisa que me ocorreu pensar para justificar este atentado a Ramos-Horta derivou do Presidente de Timor-Leste ter proposto o nome de Durão Barroso para Nóbel da paz. Mas é uma hipótese remota.. Triste é constatar que andaram Guterres e Bill Clinton a trabalhar árduamente para devolver a Independência a Timor-Leste, então a 27ª Província da Indonésia do corrupto de Shuarto, recém-desaparecido, para que o país se encontre hoje desestruturado na economia, na distribuição, sem capacidade de criação de riqueza, emprego e de qualidade de vida para os seus habitantes. Até para ser tratado ao atentado Ramos-Horta teve de ser evacuado para a Aústrália, onde, em princípio, será tratado. Isto diz muito das valências das unidades de saúde do território, o que ajuda a explicar as pretensões da Austrália sobre as riquezas petrolíferas situadas no mar de Timor...