quarta-feira

Vote por Marvão - Maravilhas de Portugal -

O Portagem blog em boa hora publicitou esta irupção da Mãe-Natureza para mostrar ao mundo que aquele monumento - o castelo de Marvão - com a Vila lá dentro - mais do que Património da Humanidade é já uma criação divina que nem todos os homens, por falta de talento, sensibilidade e cultura, conseguem avaliar e compreender.

Mas nem toda a gente é tacanha, nem todos trabalham, curiosamente, na UNESCO, onde, por natureza - aquelas qualidades e valências deveriam ter sido reconhecidas ab initio. Bem sei que aqui os autarcas de serviço, pouco experientes e nada planificadores desse processo, descuraram esses contactos e possibilidades, o ministro da Cultura - também pouco ou nada fez (preocupado que estava em reservar os milhões para o especulador de arte Joe Berardo) - e Portugal (via autarquia de Marvão) foi obrigado a retirar a candidatura para não ser humilhado.

E eu pergunto: mas o que é que o castelo de Marvão tem ou teve a ver com toda essa trapalhada resultante de laxismo e incompetência política?!

Se se perguntar aos mangas-de-alpaca da Unesco logo dizem que o processo estava incompleto ou mal instruído, mas se perguntarem aos deuses - eles sabem porquê...
  • PS: Já agora aproveito para agradecer ao Portagem blog a distinção que me atribuíu, porventura exagerada. Mas confesso que já estou com saudades de visitar Marvão, que agora me fica mais distante na esquina da memória, numa gaveta da saudade da boa gente que por lá conheci. Hoje, resta-me olhar o magnífico castelo de Marvão pelo meu espelho retrovisor da história.

Foto do Macro dedicada a Marvão e aos marvanensses