sábado

Portugal paroquial made in China. Agora até o Benfica é chinesado

Chineses dão 7 eurosNova OPA ao Benfica O chineses de olho no Benfica. Um grupo chinês está a preparar uma OPA alternativa à que Joe Berardo lançou sobre o Benfica. De acordo com o jornal ‘Diário Económico’ (DE) os novos interessados na SAD benfiquista – que recorreram aos serviços do empresário Vasco Pereira Coutinho, que recentemente acompanhou José Sócrates à China – estão dispostos a avançar com um preço de sete euros por acção, o dobro do que oferece o comendador. (...)
Obs: De facto, como diria Carlinhos Marx o capital não conhece fronteiras e basta que algum artista em qualquer parte do mundo acene com o vil metal que as pessoas se convertem automáticamente em meretrizes e vendem-se a qualquer um. Isto é o pior da globalização financeira, podendo descaracterizar-se um club, uma marca - que entretanto se pode chinesar por esse mundo fora - só porque um grupo empresarial chinês resolve descobrir no Glorioso a "árvore das patacas" - como quem inverte o ciclo da história e agora vem à Europa - com o peso da sua economia de escala - impôr os novos tratados desiguais (que a Europa lhe impôs nos sécs. XVIII e XIX) aos tesos dos portugueses que outrora os colonizaram e exploraram.
Qem diz que a história não se repete?!
Qualquer ainda veremos a Torre de Belém convertida numa grande loja dos 300 com o Mega Ferreira a vender interruptores made in China e o Joe Berardo disfarçado de segurança à paisana para garantir que os chinês não é roubado.
Sem qualquer discriminação contra quem quer que seja, o perfil que esta anedota assume (mesmo confirmando-se) - com o Vasquinho Pereira Coutinho a servir de intermediário luso-chinês - e pondo o país a falar disto como se fosse uma medida estruturante para a economia nacional, revela bem o paroquialismo em que ainda vegetamos dando aos portugueses dignos desse nome uma nota para se envergonharem.
Só espero que agora não (me) digam que o exílio também é na China - via Macau. Ou me engano muito ou das duas uma:
1. Ou trata-se da vingança (histórica) do chinês;
2. Ou é o Pinto da Costa a brincar com o Luís Filipe Vieira só para demonstrar aos adeptos do FCP que a Águia se converteu num Dragão.
Terá sido uma aposta...