sábado

Barak Obama - candidato a Presidente dos EUA

Presidenciais norte-americanas Barak Obama é candidato a Presidente dos Estados Unidos (link, assin. Expresso)
Pedro Chaveca Nasceu no Havai, viveu na Indonésia e tem raízes africanas. Agora pode vir a ser o primeiro Presidente afro-americano.
Se for eleito Barak Obama será o 44º Presidente dos Estados Unidos
"O senador democrata Barak Obama prepara-se para anunciar hoje a sua candidatura à presidência dos Estados Unidos. O local escolhido é a cidade de Springfield no estado do Illinois, onde iniciou a carreira política há dez anos.
Embora tenha chegado recentemente à cena política nacional, estando somente há dois anos no Senado, Obama é já considerado o grande rival da senadora Hillary Clinton para obter a nomeação democrata nas eleições presidenciais de 2008.
O mais recente candidato democrata já demonstrou que aprende rapidamente e as suas aptidões políticas são inquestionáveis, embora o seu currículo eleitoral seja ainda reduzido, razão pela qual escolheu a cidade de Springfield para o lançamento da campanha.
Na peugada de Hillary Clinton
O político que se afirma um seguidor de Abraham Lincoln, e que poderá ser o primeiro Presidente negro dos Estados Unidos, é filho de pai queniano e mãe branca e tal como o seu ídolo, também ele foi legislador no estado do Illinois durante oito anos.
Obama sabe que esta candidatura é uma pedrada no charco, e numa mensagem vídeo na sua página na Internet fez um apelo em que se propõe “mudar a natureza fundamental” da política americana. “Sei que muitos de vós são cépticos acerca das possibilidades dessa mudança, às vezes parece que o jogo está combinado e só funciona para uns poucos poderosos, mas eu acredito que existe outro tipo de política”, afirmou o candidato.
Durante o dia de hoje Barak Obama irá viajar pelo estado do Iowa, regressando amanhã a Chicago para um comício nocturno. Segunda-feira será a vez de visitar o pequeno estado de New Hampshire, por onde irá passar também Hillary Clinton. A visita, quase em simultâneo, da senadora, vai servir como termo de comparação ao arranque da campanha de Obama.
Opositor convicto à guerra
Este homem de 45 anos nascido no Havai e com parte da infância passada na Indonésia, era um ilustre desconhecido até 2004, ano em que ganhou notoriedade nos Estados Unidos com a publicação de dois livros, ”Sonho do meu pai” e “A audácia da esperança”. Ambos bateram recordes de vendas.
Apesar de ter começado a ser visto como um candidato potencial à Casa Branca a partir da Convenção Nacional Democrata de 2004, Obama só considerou essa possibilidade no Outono passado e desde então não perdeu mais tempo. Formou uma comissão em que avaliou as suas possibilidades eleitorais e contratou alguns dos melhores consultores democratas.
A guerra no Iraque, como não podia deixar de ser, é um assunto que Obama sempre abordou com frontalidade. Enquanto senador propôs uma lei que impediria o Presidente Bush de aumentar o envio de tropas e que obrigaria à retirada das mesmas de território iraquiano até 31 de Março de 2008. Proposta praticamente impossível de colocar em prática enquanto Bush for Presidente.
Opositor convicto à guerra no Iraque. Fez um discurso em 2002, ainda antes se tornar senador, em que previu que a invasão iria degenerar numa ocupação de custos e consequências imprevisíveis. Hoje a História dá-lhe razão e acima de tudo credibilidade."
  • PS: Um nome a reter...