domingo

PERTURBAÇÃO OBSESSIVO-COMPULSIVA (POC) Agora na versão post-política... Ele anda por aí...

Leio hoje esta notícia algures. Como tenho alguma afinidade com a Psicologia e a Psiquiatria e demais ciências clínicas que se ocupam do funcionamento do ser humano, resolvi transcrever a coisa. E pensei, de imediato, que o seu conteúdo se aplica bem a um líder do PsD, que já não o é. Imaginará, porventura, o caro leitor de quem se trata? Leia e veja se não se lhe aplica.. Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
  • PERTURBAÇÃO OBSESSIVO-COMPULSIVA (POC)
  • Não confundir com Plano Oficial de Contas, que tem a ver com o fisco, que nos rouba...abruptamente
Causas ainda desconhecidas Diagnóstico. É uma neurose em que a vítima é constantemente afligida por obsessões - ideias persistentes, sobretudo desagradáveis -, que a obrigam a actos repetitivos e ritualizados, as compulsões. Os doentes consideram os pensamentos desprovidos de sentido e penosos, mas são incapazes de os evitar. Quanto às compulsões, têm um carácter mais ou menos mágico, que os faz crer que praticá-las afasta temores. Começa habitualmente na adolescência. As causas concretas da POC permanecem desconhecidas. Alguns estudos sugerem uma predisposição genética. Embora essa hipótese não tenha sido provada, sabe-se que a probabilidade de um doente com POC ter um familiar com a perturbação é de 25%. Outra das teorias avançada é a dos baixos níveis de serotonina no cérebro. Esta substância química, ou neurotransmissor, controla a ansiedade. Situações de stress diário também estão associadas. Image Hosted by ImageShack.us Há uns anos os sintomas da POC eram via psicanálise. Hoje, grande parte dos especialistas defende o recurso à medicação - que ajuda a repor os níveis de serotonina -, em conjunto com a terapia cognitivo- -comportamental. Segundo alguns estudos, 80% dos doentes que completam a terapia vêem reduzidos os sintomas. Porém, em muitos casos ocorrem recaídas. É a única associação nacional dedicada a apoiar doentes com POC e respectivas famílias. Fundada há dois anos, conta com 40 associados, um pouco por todo o País. Em Lisboa, uma psicóloga dá consultas três vezes por semana. Mais informações pelo 914 802 439.
  • Cuidado, ele não se afastou, "anda por aí"...,a tentar meter medo ao susto! Ou é a expiar os seus próprios fantasmas??
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us