segunda-feira

O Mosteiro da Batalha - precisa de lavar a "cara" e ser restaurado

O Mosteiro da Batalha, situado na Batalha, foi mandado construir por D. João I como reconhecimento à Virgem Maria pelo sucesso na Batalha de Aljubarrota contra os nossos "amigos" espanhóis. Trata-se dum mosteiro dominicano, imponente e hiper-trabalhado, mais parece uma renda meticulosa. Não admira que tivesse levado cerca de 200 anos a construir. É muita geração a trabalhar nele, desde 1386 até 1517, conhecendo sete reis de Portugal - no melhor que a arquitectura gótica desenvolveu entre nós, também conhecida pelo estilo manuelino, hoje considerado património mundial pela UNESCO (em 2007) e eleito uma das sete maravilhas de Portugal. E o IPPAR classifica-o, naturalmente, como Monumento Nacional desde a fundação da nossa I República.
Comportando toda esta relevância artística, arquitectónica, histórica - não se percebe por que razão este Monumento Nacional se encontra no estado degradado que a imagem documenta, está sujo e noutras extremidades do edifício escavacado ou em vias de o estar.
Assim sendo, e estando na Cultura uma senhora que até toca piano, como Gabriela Canavilhas, com o seu sentido e apurado arrumo estético, cultural e artístico, ainda mais dificuldade tenho em compreender como aquele nobre monumento mais parece hoje um sítio onde crescem ervas daninhas.
Bem sei que o Estado está falido, com o rating da república nas lonas, mas, nesse caso, as entidades locais (autarquias, empresas, fundações, associações) deveriam encontrar uma fórmula de parceria que dividisse o investimento em limpeza e restauro que o Mosteiro da Batalha merece. Nada fazer, é pactuar com o estado conspurcado em que todo o edifício se encontra: não atrai turistas, e os que atrai, por força do estado em que se encontra, acaba por os repelir, e isso é sinal duma má política da Cultura em Portugal, com os demais actores menores (autarquias e afins) a comportarem-se como donos de vacarias imundas que não sabem lidar com o imenso e valioso património cultural que receberam dos seus grandiosos antepassados.
Pergunto-me se Canavilhas sabe o que é, onde fica e o que representa o grandioso Mosteiro de Alcobaça?!

Etiquetas: