quinta-feira

Manoel de Oliveira trata o século por "tu". Parabéns, again...

Daniel Rocha (arquivo )
O primeiro-ministro saudou o realizador Manoel de Oliveira, que hoje comemora 100 anos, sublinhando em nome do Governo o "orgulho" de "todos os portugueses" pelo "extraordinário" contributo da sua obra. Também o Presidente da República quis homenagear aquele que considera “um dos maiores cineastas do século XX” – palavras que deixaram o centenário “sensibilizado e emocionado”.
"Quero em meu nome pessoal e do Governo Português felicitá-lo calorosamente neste dia do seu aniversário - que, aliás, todo o país comemora com reconhecimento e admiração", refere o primeiro-ministro, José Sócrates, no telegrama que enviou ao realizador.
Por seu lado, o Presidente da República, Cavaco Silva, também teceu elogios a Manoel de Oliveira no seu centésimo aniversário. "Felicito vivamente Manoel de Oliveira pelo seu aniversário. Mas quero também felicitá-lo pelo seu notável percurso cinematográfico", refere o chefe de Estado numa mensagem gravada hoje e que foi colocada no site da Presidência da República.
"Manuel de Oliveira é internacionalmente reconhecido há muito tempo. Penso que é um dos maiores cineastas do século XX. Ele ajudou a projectar Portugal no Mundo, a dar a conhecer melhor a nossa cultura, a nossa história, as nossas gentes", assinala o Presidente da República. Na mensagem, Cavaco Silva destaca ainda a forma como Manoel de Oliveira celebra o seu centésimo aniversário, com "a cabeça cheia de projectos", considerando-o um "homem único". (...)
Obs: Pergunte-se ao cineasta qual é o segredo para tanta e tão boa longevidade. Invejável não é só bater nos 100 anos, mas sim conseguir fazê-los com tanto vigor e frescura, física e mental. O melhor mesmo é já eternizá-lo em vida. Estátuas post-mortem já não se usam, além de cínicas são algo hipócritas.