sábado

Câmara: Costa apresenta contraproposta para nova ponte

Salgado e Costa querem que custos das intervenções sejam financiados pela concessionária da nova ponte, in CM
Câmara: Costa apresenta contraproposta para nova ponte Lisboa quer ajuda das portagens
A Câmara de Lisboa quer que parte das verbas das portagens das vias de acesso à cidade reverta para o investimento na melhoria da rede dos transportes públicos. "Para dar resposta ao impacto da entrada de mais 38 mil carros por dia na cidade" através da nova ponte, defendeu o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, na apresentação aos jornalistas da contraproposta autárquica no âmbito da construção da Terceira Travessia do Tejo (TTT), discutida ontem pelo executivo camarário.
No encontro, António Costa apresentou aos vereadores uma série de alternativas à proposta governamental que considera ter um forte impacto paisagístico e, por isso, deve ser alterada.
Entre outras sugestões, o autarca refere o rebaixamento do tabuleiro da ponte em cinco metros e faz algumas recomendações no que se respeita aos acessos rodoviários à nova ponte sobre o Tejo, para facilitar o escoamento de viaturas.
No conjunto, as alterações vão custar 10% do projecto total, estimado em 1700 milhões de euros e deverão ser suportadas pela futura concessionária da TTT. 'Não estamos a pedir nenhuma extravagância, é pela defesa do interesses dos lisboetas', defendeu Salgado. A proposta deverá ser votada na próxima semana na autarquia.
O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, já se mostrou 'disponível' para apreciar todas as propostas de alteração ao projecto.