terça-feira

Notas Soltas - por António Vitorino - curtas...

Hoje retenho uma frase de António Vitorino relativa à Educação em Portugal, onde o ambiente se crispou e extremou, que me evocou o Jean-Jacques Rosseau acerca da Democracia: O Interesse Geral deverá prevalecer sobre os interesses individuais.
Aplicar esse princípio ao sistema educativo em Portugal é, neste momento, "obra", mas não impossível, bastando que os dois lados da negociação cedam e ajustem as posições ao essencial. Com ou sem Maria de Lurdes na 5 de Outubro. Ainda pensei que, de caminho, se referisse que as crianças são boas por natura, nenhuma culpa têm do que sucede, a sociedade é que as corrompe. Será que isto também vem condensado no relatório SEDES...
Hoje, mais do que nunca, urge recuperar a Diplomacia educativa (depois desdobrada à questão da Saúde, outro sector problemático) - até porque a Felicidade fundamental depende nais do que qualquer outra coisa do que se pode chamar um interesse amistoso pelas pessoas e pelas coisas, como diria Sir Bertrand Russel.
Agora, achei muito curioso, ver António Vitorino citar um número (ainda que oficioso) de meio milhão de armas - a propósito da criminalidade em Portugal - tendo por fonte um blog. Depois, no Prós & Contras, também achei interessante ver o prof. António Câmara, presidente da Ydreams, e que também é um nosso leitor, passe a inconfidência, citar blogues para explicitar questões sociais.
Afinal, os blogues não são um grupo de malfeitores. Até fico mais tranquilo...