segunda-feira

Novo grupo editorial - Miguel Paes do Amaral apresenta Leya -

Novo grupo editorial
Miguel Paes do Amaral apresenta Leya
Leya é o nome do novo grupo editorial do empresário Miguel Paes do Amaral, constituído por oito editoras, que esta segunda-feira foi apresentado no Centro de Congressos do Estoril Lusa O grupo Leya pretende, segundo um filme promocional apresentado aos jornalistas, "pôr a ler o português universal".
Constituem a Leya as editoras portuguesas Asa, Caminho, D. Quixote, Gailivro, Novagaia e Texto, a chancela moçambicana Ndzila e a editora angolana Nadjira.
À margem desta sessão de apresentação, o empresário afirmou que a identidade de cada uma das editoras não está posta em causa, simplesmente "todas juntas serão mais fortes".
Segundo Paes do Amaral, não se trata de uma questão de cada uma destas editoras sobreviver por si só, mas "existem vantagens da concentração no sector livreiro como em qualquer outro sector da economia".
Respondendo aos jornalistas, Paes do Amaral afastou a possibilidade de venda de qualquer uma das editoras e realçou que esta é "uma aposta de longo prazo".
"A venda não faz parte da minha agenda. A minha agenda é construir", sublinhou o empresário.
Obs: Com esta concentração editorial com vista à democratização da leitura em Portugal até o Comendador Joe Berardo vai aprender a dizer CMVM (e não "CVM"), denotando quão poupadinho o especulador é. Como se vê, "muita coisa" está a mudar em Portugal com a entrada de Paes do Amaral no mercado editorial. Agora até os burros passam a ler, d'óculos...