quarta-feira

A milharada do Jumento. Bela safra

Este aqui de cima, o velho Nicolau é que os topava bem... À légua. Ele bem sabia o que valia um parecer, não raro vale apenas um sopro, outras vezes um espirro. E outras ainda não vale nada.
Uma boa milharada plo Jumento.
"Serão os verde eufémios uma OGM do BE?

Quando ouvi o suposto representante dos verde eufémios justificar a desobediência civil como forma de intervenção em democracia lembrei-me logo de um curso sobre o tema que o BE deu em tempos aos seus militantes. O verde eufémio tinha um discurso político demasiado bem estruturado para se tratar de um espontâneo e ideologicamente bem definido para não se pensar logo que estaríamos perante alguém das escolas do PCP ou do BE. Como o PCP não recorre a este tipo de golpes, resta-nos a suspeita de que estamos perante uma manobra de propaganda não assumida do BE.
Ainda o milho não estava no chão e já Miguel Portas estava a justificar os actos e a dar fundamentação ideológica à destruição de propriedade alheia. Como o incidente ainda não estava bem aproveitado Louçã aproveitou o comício de Tavira para retomar o tema.
Aproveitou uma dúvida do ministro da Agricultura para dar um ar de virgem ofendida por ter considerado que o ministro insinuou que havia ali a mão do Bloco. Talvez Loução tenha razão, os verdes eufémios não são bloquistas, são uma OGM (Organização Geneticamente Modificada) do Bloco de Esquerda".
'Holy Smokes' Hurricane Dean from Space
(Presumo que o Dean se encaminhe para Cuba, mais precisamente para o quarto do Hospital ocupado indevidamente pelo ditador Fidel Castro. O tal que já deve décadas à terra, e em nome de quem o povo vegeta e anda por aí, como outro...)
Monje - Ayuda de Escritorio
(foi daqui que MMendes tirou o molde para lançar o seu site. Veremos se Mariano Gago não terá de ensinar Mendes a localizar o botão do Power para arrancar com o PC. We shall see)

Até os Notários Privados, pela pena do bloguista, Sr. Silva - tem tempo de antena no Jumento por causa da reacção a um comentário de um parecer do Excelentíssimo doutor Gomes Canotilho. O qual sempre que não "come do banquete de Belém" tende a espirrar e a fazer mau uso do direito e a dar-lhe a interpretação que mais convém ao orgulho, capricho e interesse do momento. Nesse dia é notícia como se tivesse descoberto mais uma excepção à regra e assim faz mais um kilo de doutrina para inglês ver.
Qualquer sociólogo ou politólogo minimamente encartado já deve ter percebido que o Direito nunca na vida foi além da expressão da correlação de forças do momento. E tudo, mas tudo é, de facto, moldável, até um simples parecer jurídico que, à propos do mesmo problema ou conflito interpretativo pode assumir duas leituras contrapostas no mesmo lugar e no mesmo tempo. Até o direito se negoceia, e a indústria da parescística, evidentemente, é um ramo desse negócio. Mais um.
Basta que o jurisconsulto seja hábil, esteja zangado, seja ambicioso e precise de dinheiro. Até eu - que nunca dei muita importância ao direito percebo o que o sr. canotilho quer dizer (por acção e por omissão) sempre que abre a boca. E sempre que ele abre a boca quando está distante de Belém a sua opinião jurídica é uma; sempre que ele abre a boca quando está a veranear nos jardins do Palácio Rosa - onde os cucos vão fazer ninho onde os outros pássaros têm ovos, a sua opinio jurís é outra. Quem não os conheça...
Além de que ouvir o "xenhor profexore canotilho é cá uma xeca"... Balha-me deus. Assim como assim, prefiro o marxista do Vitalis Moreira, este ainda pensa que nunca foi marxista. E quando tem dificuldade a esposa ajuda-o. Agora está mais integrado.