terça-feira

Fundos Comunitários. QREN

Lisboa e Bruxelas assinaram hoje o novo Quadro de apoios financeiros da UE, que se traduzirá em investimentos de 40 mil milhões de euros em Portugal, até 2013, repartidos entre dinheiros comunitários e verbas públicas e privadas do país.

O denominado QREN - Quadro de Referência Estratégica Nacional -, para 2007-2013, foi hoje ratificado, no Porto, pela comissária europeia para a Política Regional, a polaca Danuta Hübner, e pelo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Nunes Correia, e prevê a atribuição a Portugal de fundos comunitários no valor de 21,5 mil milhões de euros, a que deverão juntar-se cerca de 20 mil milhões de euros de investimento público e privado português.

Considerado um instrumento decisivo para a nova etapa de aproximação de Portugal dos níveis médios de desenvolvimento e de riqueza da União Europeia, o QREN foi assinado à margem do encontro do primeiro-ministro, José Sócrates, com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que assinalou o início da terceira presidência portuguesa dos 27 desde a adesão do país à então designada CEE, em 1986.

Obs: É muito dinheiro para um pequeno País como Portugal, embora a convicção seja a de que essas verbas podem não gerar as infraestruturas e os projectos adequados para a atracção de investimentos de qualidade nem emprego sustentável. Veremos se é só pescaria ou se aprendemos mesmo a pescar...