segunda-feira

Ernâni Lopes dá o seu veredicto e diz aquilo que todos pensamos

É sempre gratificante constatar a lucidez de Ernâni Lopes, além de me ter dado a honra de ter apresentado um livrinho meu, é sempre uma "carta fora do baralho" porque pensa pela sua própria cabeça. E o mais curioso é que pensa sempre bem. O problema é que o país-político nem sempre o acompanha nesse diagnóstico estratégico, alí sinalizado a bold. Mais tarde ou mais cedo as suas palavras serão escutadas com mais atenção, Portugal só terá de lhe agradecer por essa visão prospectiva da economia, da sociedade e da política portuguesa.

O ex-ministro das Finanças, Ernâni Lopes, afirmou esta segunda-feira que a economia portuguesa “está a definhar” e este será o cenário dos primeiros 25 anos do século XXI “se não se fizer nada”. (link)
Segundo o economista, o Governo tem mais 10 ou 15 anos pra resolver este problema estrutural. Uma das soluções pode passar por apostar num conjunto de actividades estratégicas que não estejam ainda desenvolvidas. E realça Ernâni Lopes que é preciso “criar riqueza, rendimento e emprego, mas que sejam directamente reprodutivos”. O turismo, o ambiente, as cidades, os serviços de valor acrescentado e a economia do mar são algumas das áreas a promover.
O economista considera que “o que o Governo tem feito não é errado, mas é manifestamente insuficiente”.